UNAMA | Ser Educacional Unama
25 Maio
Belém
Egressos da UNAMA retornam à IEs para realizar Sessão Oficial do TRE/PA
Por Amadeu Vidonho

Egressos da UNAMA retornam à IEs para realizar Sessão Oficial do TRE/PA.

Na manhã de hoje, 25 de maio ocorre a 36ª sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará - TRE/PA. Presidiu a sessão o antigo aluno da Unama Des. Dr. Leonam Gondim da Cruz Jr. (atual Presidente do TRE/PA), com os participantes o Juiz de Direito, Dr. Edmar Pereira (antigo aluno da UNAMA-CESEP), o Juiz Dr. Alvaro José Norat de Vasconcelos (antigo aluno da UNAMA-CESEP), o Juiz Prof. Dr. Rafael Fecury (Professor da UNAMA) e o Des. Dr. José Maria Teixeira do Rosário, 

O Des. Dr. Leonam Cruz, reafirmou a sua alegrria em retornar a sua casa "com inúmeras recordadções" e registrou "a importância da UNAMA em nossas vidas" agradecendo à Profa. Dra. Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo - que também estava presente, pela acolhida. O Juiz de Direito, Dr. Edmar Pereira, falou sobre a "honra de retornar à UNAMA" depois de vários anos também presidir sessões reais do Tribunal do Júri na UNAMA como Juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Belém (TJPA). Participou também como Representante do Ministério Público Eleitoral, o Dr. José Augusto Torres Potiguar.

Compareceram à sessão os Profs. Coordenadores Gustavo Amaral Pinheiro, Grace Amanajás, Luciana Chaves, entre outros professores e convidados. O alunado compareceu em peso somando mais de 300 participantes no total entre estagiários do NPJ e alunos dos demais semestres.

Venha também experiemntar o direito vivo conosco! Venha fazer parte dessa festa Jurídica!  

 

22 Maio
Belém
Turmas de direito realizaram visitas técnicas orientadas
Por Amadeu Vidonho

O curso de Direito da UNAMA, Alcindo Cacela promove visitas orientadas.

Nos dias 17 e 18 de maio do corrente, o Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da Universidade da Amazônia, Campus Alcindo Cacela, promoveu visitas orientadas com a participação de seus estagiários do 7º ao 10º semestres. As visitas foram idealizadas com o objetivo de levar o alunado do 7º ao 10º semestres do Estágiio Supervisionado para conhecer a estrutura e os órgãos de trafego dos profissionais do direito enqanto na atuação profissional. Os órgão visitados foram, no dia 17 de maio, o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP onde os estagiários foram acompanhados pela Profa. Pilar Ravena e o servidor Adenilton Santos e o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJPA, acompanhados pela Profa. Claudia Doce (UNAMA), e os servidor Rodolfo Marques e o colaborador Edilson Moraes (TJPA). AInda ocorrerá no dia 30 de maio do corrente a visita à Junta Comercial do Estado do Pará - JUCEPA, desta vez, acompanhada pelo Prof. Fabricio Vasconcelos (UNAMA) e Dra. Laura (JUCEPA).

As visitas também coincidiram com a programação da 21ª edição da Semana de Museus do Judiciário Paraense que busca através das visitas orientadas o compartilhamento da história e cultura dos prédios e patrimônio histórico do Poder Judiciário no Estado do Pará.    

 

22 Maio
Belém
Participe da imersão prática no Direito Eleitoral
Por Amadeu Vidonho

UNAMA, Campus Alcindo Cacela, sedia Sessão Oficial do TRE/PA.

A Universidade da Amazônia, UNAMA, Campus Alcindo Cacela, sedia no próximo dia 25 de maio do corrente, no auditório David Mufarrej, a sessão oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. O evento tem o objetivo de promover a imersão prática no Direito Eleitoral através do julgamento real de vários prócessos eleitorais e assim aperfeiçoando o aprendizado e a preparação dos futuros agentes do direito para a compreensão dos atos processuais, bem como, a recorribilidade em matéria eleitoral. 

Não perca mais essa oportunidade! Excelentes Práticas! 

18 Maio
Belém
Unidade Alcindo Cacela recebe sede do Instituto Brasileiro de Direito de Família
Por Amadeu Vidonho

Ocorreu nesta terça, 16 de maio do corrente, a inauguração da sede regional do Instituto de Direito de Família, IBDFAM/PA, Seção PA - IBDFAM/PA na Universidade da Amazônia, Campus Alcindo Cacela. Estiveram presentes a Reitora da UNAMA, Profa. Dra. Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, o Advogado e Prof. Presidente Honorário e Fundador do IBDFAM/PA, Dr. Haroldo Pinheiro da Silva, o atual advogado e Presidente do IBDFAM/PA, Prof. Msc. Leonardo Pinheiro da Silva, o Coord. do Curso de Direito, Prof. Msc. Gustavo Amaral Pinheiro da Silva, a Diretoria do IBDFAM /PA, membros do Instituto e demais convidados. A sala inaugurada leva o nome do grande jurista paraense Dr. Zeno Veloso, um dos nomes mais respeitados nacionalmente na área do Direito e do Direito de Família, sendo que também compareceu para receber a homenagem póstuma o seu filho Guy Veloso.  

Conforme a Reitora da UNAMA, Profa. Dra. Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo "É claro que todas as áreas de Direito são fundamentais, mas pensar no Direito da Família é pensar em uma série de sujeitos que estão inseridos na família e que envolvem direitos prioritários e fundamentais em nossa sociedade..." A iniciativa também contribui para o estudo, pesquisa e extensão, através da realização de eventos e congressos na área do Direito de Família e seus maiores expoentes jurídicos, bem como, para o aperfeiçoamento das teses jurídicas utilizadas no aprendizado pelos professores e estagiários do Núcleo de Prática Jurídica da UNAMA e suas unidades.   

Ganham todos os alunos e estagiários do Grupo Ser Educacional e da UNAMA. 

 

 

UNAMA, Alcindo Cacela recebe sede do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Seção Pará em homenagem a Prof. Zeno Veloso.

18 Maio
Ananindeua
Avaliação Institucional tem prazo prorrogado
Por Lena Veiga e Silva

A CPA ( Comissão Própria de Avaliação) informa que o prazo para preenchimento da Avaliação Institucional 2023.1 foi prorrogado para todos Docentes e Discentes.
 
O novo prazo será até o dia 27/05!
 
Não deixe de realizar a sua Avaliação Institucional, além de ganhar 3h de Atividade Complementar, você permite que a CPA possa identificar as suas sugestões e buscar melhorias acadêmicas e estruturais para toda comunidade acadêmica!
 
Contamos com a sua participação!!
 
 

15 Maio
Belém
Participe da 'Semana de Visitas Orientadas no NPJ'
Por Amadeu Vidonho

A partir desta segunda-feira (15) até o dia 19 de maio, serão realizadas visitas orientadas dos Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJs) conforme calendário nacional dos NPJs do Grupo Ser Educacional, cujo o objetivo no aprendizado e constatação da estrutura e funcionamento dos órgãos de atuação do profissional da área jurídica contribuindo para sua formação prática profissional. O NPJ do Curso de Direito da UNAMA, Campus Alcindo Cacela, promoverá visitas nos Órgãos Judiciários do Egrégio Tribunal Regional da 8ª Região - TRT8 PA/Ap e no E. Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJPA. Veja mais nos arquivos anexados!

 

15 Maio
Pará
Veja como foi o I Congresso Internacional Sustentabilidade, Ambiente E Direitos Fundamentais
Por Amadeu Vidonho

UNAMA promoveu "I CONGRESSO INTERNACIONAL SUSTENTABILIDADE, AMBIENTE E DIREITOS FUNDAMENTAIS (I CONISAF)" 

O "I CONGRESSO INTERNACIONAL SUSTENTABILIDADE, AMBIENTE E DIREITOS FUNDAMENTAIS (I CONISAF)" organizado pelo Mestrado em Direitos Fundamentais da Universidade da Amazônia - UNAMA em parceria com a IBEROJUR (INSTITUTO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS JURÍDICOS - https://iberojur.com/) ocorreu nos dias 9-10 de maio no auditório B-100 da UNAMA, Campus Alcindo Cacela, com a participação de diversos expoentes de forma presencial e online (via aplicativo zoom), a nível nacional e internacional.

Abriu o Congresso a Profa. Dra. Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e extensão da UNAMA, Dra. Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos, assim como, foram expoentes do Mestrado em Direitos Fundamentais da UNAMA os Profs. Drs. Jeferson Bacelar, Frederico Oliveira, Pastora Leal e Fabrício Oliveira.

Confira a programaçao em anexo. 

   

 

15 Maio
Belém
Direito Penal foi disciplina do aulão para 1ª fase da OAB
Por Amadeu Vidonho

UNAMA Alcindo Cacela promove aulão preparatório para 1ª fase da OAB.

O Curso de Direito da UNAMA, Campus Alcindo Cacela, promoverá aulão de Direito Penal específico para a preparação para a 1ª fase do Exame Nacional da OAB. MInistrará a aula a Professora e Advogada Alexandra Rodrigues, Professora do Curso de Direito da UNAMA. A iniciativa faz parte do Projeto "OAB Play Off" organizado pela gestão do Curso de Direito da UNAMA, Alcindo Cacela em parceria com seus professores. O evento é livre e gratuito para todo o alunado com foco nos alunos e egressos que irão realizar o referido Exame. 

08 Maio
Pará
Unama promove palestra online sobre liderança
Por Stael Sena

Atenção, alunos e alunas! 

No dia 09 de Maio, a UNAMA através do Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras do Grupo Ser Educacional realizará uma palestra online , que tem como tema: "O Futuro da Liderança". A palestra será ministrada por Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup, começando às 18h e indo até às 20h. Para acessar a sala, basta apontar a camera do seu celular para o QR CODE que está na arte abaixo. 

Caso não consiga acessar o QR CODE, clique aqui, que você será direcionado para o Microsoft Teams. 

Contamos com sua participação! 

25 Abril
Belém
Direito realizou Oficinas Ubiqua com treinamento da Defensoria Pública
Por Amadeu Vidonho

Nesta segunda-feira (24), o curso de Direito realizou o segundo treinamento dos procedimentos do convênio com a Defensoria Pública do Estado do Pará para os estagiários do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curao de Direito da UNAMA, Campus Alcindo Cacela.

Na ocasião, estiveram presentes as Dras. Defendoras Públicas Verena Fidalgo, Marina Monteiro, Paula Denadai e o colaborador Endrick Ramos que informaram sobre o acolhimento dos assistidos, o fluxo do sistema, as inovações legais dos pedidos nas ações cíveis e de família.  

Veja como foi o evento no material em anexo!