UNAMA | Ser Educacional Unama
02 Dezembro
Belém
Dia 01 de Dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS
Autor: Hallessa Pimentel

O dia 01 de Dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS e alunos do terceiro semestre do Curso de Enfermagem estão envolvidos em um projeto importante nesta causa.

Sabe-se que no Brasil desde o início da epidemia de AIDS até junho de 2014, foi registrado 757.042 casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS), em torno de 20 novos casos por 100 mil habitantes (UNAIDS, 2014). No estado do Pará o registro de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS aumentou nos últimos anos, principalmente em municípios do interior do Pará, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, apenas 30% dos casos são registrados na capital, os outros 70% acontecem no interior. A síndrome também atinge a população do município de Barcarena com maior número de contaminados (SESPA).

Leia mais: No dia Mundial de Luta contra a AIDS, entenda a diferença entre AIDS e HIV

O projeto dos alunos da turma 3NMA, tem como tema Conscientizar para Mudar, é um projeto de pesquisa e extensão que visa a PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DST/HIV/AIDS EM ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PARÁ. Tem como objetivos caracterizar perfil de vulnerabilidade à DSTs/AIDS em escolas públicas estaduais, verificar o conhecimento dos estudantes sobre a prevenção, transmissão, sinais e sintomas da SIDA/AIDS e verificar se há diferença entre gêneros em relação à percepção da SIDA/AIDS, afirma o Aluno Everton Wanzeler, membro do projeto.

Incialmente este projeto está sendo executado no município de Barcarena, nas escolas EEEM José Maria de Moraes, EEEFM Prof. José Maria Machado e a EEEM Palmira Gabriel.  O mesmo conta com seis  discentes (Brenda Caroline Martins, Cristian Jhons Conceição do Rosário, Everton Luís Freitas Wanzeler, Glenda Forlan Cunha Necy, Maria Nathalia Lima da Silva e Rafaela Reis de Santana)  é orientado pela Prof.ª MSc. Ivete Furtado Ribeiro Caldas.

Segundo Everton Wanzeler o projeto contribuirá para uma análise crítica e reflexiva dos temas relacionados à AIDS e DSTs, além de poder contribuir junto aos órgãos competentes para as políticas públicas para que sejam adotadas em relação aos jovens na prevenção da AIDS e DSTs. 

Segundo o portal oficial do Ministério da Saúde que trata sobre a temática: "saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame!"

O ministério da Saúde ainda informa que: "o diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA (ver localização pelo país). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136) - MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Iniciativas como estas são muito importante na luta contra a AIDS. E todos nós devemos vestir esta "camisa"! Previnam-se! Lembrando que os testes são gratuítos e disponiveis nas unidades de saúde.

 

Galeria: 
Tags: 

Comentários