UNAMA | Ser Educacional Unama
17 Agosto
Belém
Acadêmicos de enfermagem participam de ação educativa
Por Adriana Sa

O publico alvo dessa ação foi funcionários de vários setores

Anexo: 
16 Agosto
Belém
Projeto Crê-Ser realizará atividade motivacional para os acadêmicos de enfermagem.
Por Adriana Sa

As inscrições são gratuitas através do site

16 Agosto
Belém
Discentes do curso de enfermagem participarão de Cerimônia do jaleco
Por Adriana Sa

Neste ato, acompanhados de perto por familiares e professores, eles irão proferir o juramento, ratificando a dedicação ao curso e compartilhando esse momento de alegria

27 Junho
Belém
Alunos do curso de enfermagem participam de ação educativa em comunidade
Por Adriana Sa

Na ocasião, realizou-se orientações em saúde, verificação de PA e glicemia capilar e respondidos questionamentos da população sobre saúde e doença

20 Maio
Belém
Alunos do curso de enfermagem recebem menção honrosa em evento da ABen
Por Adriana Sa

Alunos do Curso de Enfermagem, Unidade Alcindo Cacela, receberam menção honrosa pelos trabalhos intitulados “Situação epidemiológica de co-infecção de HIV-TB no município de Castanhal-Pa segundo o sistema de informação, entre 2015 a 2019” e “Ação Lúdica para a produção equânime de cuidado a pessoa portadora de HIV”, apresentados no mês de maio na 80ª Semana Brasileira de Enfermagem ABen, na cidade de Belém, Estado do Pará.

Trabalho apresentado no Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), na modalidade E-poster, recebeu premiação, no 5º lugar na categoria “Menção Honrosa” do evento, promovido pela Aben no mês de maio de 2019.

Trabalhos de autoria dos discentes: Eduardo Pastana Cardoso, Thais Guimaraes Albuquerque e Alina Dariane Freitas da Silva. 

Orientadores: Professora Drª. Beatriz Bastos e Professor MSc. Daniel Felix.

Para as discentes, participar de eventos dessa natureza e receber premiações é muito gratificante!

 

14 Maio
Belém
Alunos do curso de enfermagem participam de simulado nacional ENADE 2019
Por Adriana Sa

Ao todo, participaram 154 discentes das turmas do oitavo e nono semestre do curso

29 Abril
Belém
Unidade sedia XI Semana de Enfermagem da UNAMA 2019
Por Adriana Sa

O Curso de Enfermagem, Unidade UNAMA Alcindo Cacela, abriu as inscrições para a 11ª Semana da Enfermagem 2019. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de maio com o tema “Desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”.

Serão ofertadas oficinas, mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos científicos.

Os interessados podem se inscrever no link, no período de 29 de abril a 25 de maio de 2019.

A confirmação da inscrição ocorrerá mediante a entrega um pacote de fralda geriátrica no tamanho g ou extra g no Hall de entrada da Unidade UNAMA Alcindo Cacela no período de 26 a 28 de maio de 2019, nos horários 9 às 11h, 14 às 16h e 18h30min às 19h30min.

 

23 Abril
Belém
Alunos do curso de Enfermagem participam de Oficinas Profissionalizantes
Por Adriana Sa

Neste semestre, as Oficinas Profissionalizantes da unidade UNAMA Alcindo Cacela ocorrerão entre os dias 22 a 26 de abril, nas respectivas salas de aula e laboratórios e nos horários normais de aula. 

As Oficinas Profissionalizantes são atividades realizadas por todos os cursos da UNAMA e demais unidades do Grupo SER Educacional e tem o objetivo de oportunizar aos alunos uma abordagem prática dos temas voltados para a sua área de formação, aproximando os acadêmicos do mercado de trabalho e das possibilidades de atuação profissional. As oficinas contam com a participação de docentes do curso e de profissionais convidados renomados dentro das mais variadas áreas de atuação. 

Voltada para acadêmicos de Enfermagem, o evento contou com 926 discentes.

Tais experiências proporcionam aos atores envolvidos, enxergar o ensino em laboratório como um espaço privilegiado, que requer constante interação entre os protagonistas, acadêmicos e professores no momento de integrar a teoria aprendida em sala de aula com a prática. Para os discentes o contato com os manequins para simulação de uma ressuscitação cardiopulmonar, por exemplo, ajuda a trabalhar a postura, ergonomia, controle da força e técnica a serem aplicadas durante esse procedimento e outras recomendações que seriam quase impossíveis e de certa forma perigosas de ensinar/aprender em um ambiente real.

 

No campo prático, após aulas com repetições de técnicas, uma vez que o ambiente da simulação propicia erros e aprendizado com eles, os alunos apresentam-se seguros na execução das tarefas, situação vivenciada em prática supervisionada onde os alunos que se depararam com uma parada cardiorrespiratória ou a avaliação de pacientes nas várias entidades clínicas, não se apresentaram intimidados e temerosos em interagir com a equipe multiprofissional assistente, mostrando a eficácia do treinamento prévio em laboratório.

 

O uso de simulação realística como metodologia ativa de ensino contribui para aumentar a autoconfiança, autoconhecimento e habilidades psicomotoras dos discentes na prática, além de proporcionar diálogo teórico-prático. Os enfermeiros docentes do século 21 devem buscar estratégias para inovar o ensino, sendo a simulação uma ferramenta efetiva na educação e no contexto moderno do cuidado à saúde. São espaços privilegiados que simulam cenários da prática de cuidados à saúde. Os estudantes realizam atendimentos em pacientes simulados (manequins e/ou bonecos), sempre acompanhados por um facilitador que avaliará o desempenho das capacidades voltadas ao perfil do profissional a ser formado.

Confira as imagens da galeria!