UNAMA | Ser Educacional Unama
22 Maio
Belém
Curso de Enfermagem realiza ação voluntária no Hemopa
Por Renata Glaucia

Os alunos do sétimo semestre do curso de Enfermagem da unidade Alcindo Cacela fizeram uma ação voluntaria na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), sob a coordenação da professora Mestre, Clarissa Mendes.

Participaram da ação um total de 28 discente. Destes, 16 doaram sangue e 12 fizeram cadastro de medula óssea. Eles demonstraram que sabedoria também é ajudar a salvar vidas.
 
Doe sangue, doe vida!
 

20 Maio
Ananindeua
Avaliação Institucional 2018.1
Por Leonilde.Oliveira

A Avaliação Institucional é um procedimento importante para a continuo aperfeiçoamento acadêmico, o prazo limite para os acadêmicos da UNAMA realizarem encerra no dia 25/05. 

Não deixe de fazer!

 

18 Maio
Belém
II Seminário integrado de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão
Por Renata Glaucia

Nos dias 14, 15 e 16/05, aconteceu na Universidade da Amazônia, Unidade Alcindo Cacela, no auditório D-200, o II Seminário Integrado de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão.

O Seminário tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos dos mais variados cursos, e que estão envolvidos em projetos de pesquisa e extensão da Universidade, de demonstrarem os resultados de suas pesquisas e das atividades realizadas junto à comunidade, demonstrando a importância da integração entre a academia e a comunidade.

Dentre os projetos apresentados, salienta-se o projeto orientado pela Professora, Msc. Nathalie Mendes, com a temática “Comunidades Saudáveis: vivência profissional da práxis através de metodologias ativas como estratégia para intervenção de saúde e social”, no qual fazem parte dezessete acadêmicos de Enfermagem, sendo cinco bolsistas do programa de Bolsa Educação Santander, duas bolsistas do programa de Bolsas da Universidade, e dez acadêmicas voluntárias, além de duas acadêmicas de fisioterapia, e um acadêmico de farmácia, também vinculados ao programa de Bolsa Educação Santander.

Tal projeto tem como objetivo avaliar as condições de saúde de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILP’S) em Belém, Estado do Pará, além de objetivar identificar os hábitos de vida diários e os problemas reais ou potenciais apresentados pelos idosos das ILP’s, buscando-se utilizar estratégias de intervenção de saúde e social, como orientações sobre o autocuidado, além da utilização de metodologias ativas, como a realização de ações educativas e atividades lúdicas, abordando temáticas a respeito dos principais problemas identificados.

De acordo com o relato dos discentes, os projetos de pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade contribuem para a formação do acadêmico, o ajudando a agir de maneira crítico-reflexiva, além de fomentar a busca de novos conhecimentos e aproximação com a área da pesquisa.

Ressaltaram ainda que o projeto constitui uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre a Universidade e a sociedade, uma vez que a comunidade acadêmica tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em benefício da sociedade. Ademais, representa uma ferramenta importante para a formação dos acadêmicos, que passam a conhecer na prática as diversas realidades e necessidades vivenciadas entre os idosos institucionalizados.

 

18 Maio
Belém
Curso de enfermagem promove evento sobre prevenção de acidentes de trânsito
Por Renata Glaucia

A Unidade UNAMA Alcindo Cacela, através do Grupo de Responsabilidade Social em parceria com os Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional promoveu no mês de maio evento em alusão a campanha “Maio Amarelo”.

A abertura foi realizada nesta quinta-feira (17/05/2018), às 18h, no auditório David Mufarrej, Unidade Alcindo Cacela.

O evento foi realizado por meio de uma mesa redonda, sob a responsabilidade do Curso de Enfermagem com o tema: “Atuação da equipe multidisciplinar em paciente politraumatizados em acidentes de trânsito”. 

Participaram da mesa redonda o Dr. José Guataçara Gabriel (Médico Coordenador do SAMU 192 Belém-Pa), Drª Manuela Matos de Azevedo (Terapeuta Ocupacional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência), Dr. Rodrigo Pereira Corrêa (Fisioterapeuta Coordenador do Curso de Fisioterapia UNAMA) e Dr. Alan Rogério de Oliveira Ferreira (Enfermeiro Coordenador do Pronto Socorro do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência).

A ação visa conscientizar acadêmicos e comunidade com temáticas sobre orientação no trânsito e os impactos econômicos, sociais, perda de bens e materiais, impactos previdenciários, no sistema de saúde e sociedade em geral.

Confira as imagens do evento! 

15 Maio
Belém
Alunos participam de evento em alusão ao Maio Amarelo
Por Renata Glaucia

A Unidade UNAMA Alcindo Cacela, através do Grupo de Responsabilidade Social em parceria com os Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional estará promovendo no mês de maio evento em alusão a campanha “Maio Amarelo”.

A abertura será realizada na próxima quinta-feira (17/05/2018), as 18h no auditório David Mufarrej, Unidade Alcindo Cacela.

Participarão do evento Dr. José Guataçara Gabriel (Médico Coordenador do SAMU 192 Belém-Pa), Drª Manuela Matos de Azevedo (Terapeuta Ocupacional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência), Dr. Rodrigo Pereira Corrêa (Fisioterapeuta Coordenador do Curso de Fisioterapia UNAMA) e Dr. Alan Rogério de Oliveira Ferreira (Enfermeiro Coordenador do Pronto Socorro do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência).

O evento será realizado por meio de uma mesa redonda, sob a responsabilidade do Curso de Enfermagem com o tema: “Atuação da equipe multidisciplinar em paciente politraumatizados em acidentes de trânsito”. Além de estratégias de simulação realística de acidentes de trânsito.

A ação visa conscientizar acadêmicos e comunidade com temáticas sobre orientação no trânsito e os impactos econômicos, sociais, perda de bens e materiais, impactos previdenciários, no sistema de saúde e sociedade em geral.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia do evento no holl de entrada do auditório.

 

15 Maio
Belém
X Semana acadêmica de Enfermagem da UNAMA
Por Renata Glaucia

O dia 12 de maio é o "Dia Mundial do Enfermeiro" e  para comemorar esta importantes data e o fundamental papel dos profissionais da Enfermagem para a sociedade, o Curso de Enfermagem, Unidade Alcindo Cacela, realizará a X Semana Acadêmica de Enfermagem, que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio.

A Semana de Enfermagem é um evento anual, tradicionalmente conduzido pela comunidade de enfermagem no âmbito nacional em alusão ao dia internacional do Enfermeiro que é comemorado no dia 12 de maio. A data é comemorada em homenagem a Florence Nightingale, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

As atividades serão desenvolvidas nos turnos da manhã, tarde e noite e tem com temática central "Construindo saúde na Amazônia: histórias e vivencias da enfermagem nos campos assistenciais, gestores, políticos, empresariais e sociais".

No que concerne à saúde, a Amazônia tem sido uma preocupação desde o início do desenvolvimento da moderna saúde pública no Brasil. Desde então, o governo federal tem tentado organizar, eventualmente, planos de intervenção sanitária direcionados para a região.

A produção técnico-científica em saúde na Amazônia é numerosa mas, em geral, trata de aspectos específicos, principalmente em medicina tropical. As publicações mais volumosas também tendem a ocupar-se de problemas específicos, como são os estudos multidisciplinares de determinadas categorias de doenças.

Nesse interim, a formação de profissionais de saúde para a consolidação do SUS e que atendam as necessidades de saúde comprometidas com a qualidade da gestão, assistência, ensino, pesquisa e nos campos políticos e empresariais representam tópicos essenciais e com espaço garantido para  discussões.

Nesse contexto as finalidades do evento é abrir espaço de discussão e a difusão de temas científicos, sociais e econômicos de relevância para a saúde, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, na região amazônica com foco no fazer da Enfermagem.

O desafio principal da construção da Saúde é trazer abertura para debates no âmbito governamental, político, meio acadêmico, com os profissionais e a população. Isso trará avanços nesse campo, apontando para a construção e difusão do saber e do conhecimento visando à melhoria na qualidade de vida.

A prática requer do profissional de saúde, e principalmente de Enfermagem, por sua proximidade com a população, uma análise crítica da sua atuação, bem como uma reflexão de seu papel nesse contexto.

O enfermeiro desempenha função importante para a população, pois participa de programas e atividades de educação em saúde e cuidado direto as pessoas em todos os ciclos de vida, visando à melhoria da saúde do indivíduo, da família e da população em geral. Sendo ele um educador está inserido no contexto que norteia a educação em saúde, visto que é necessário orientar a população, e por que não dizer, mostrar alternativas para que esta tome atitudes que lhe proporcione saúde em seu sentido mais amplo.

Na oportunidade serão debatidos temas como: Políticas e tecnologias de gestão em serviços de saúde e de Enfermagem; Atuação do Enfermeiro no Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para transplante; Empoderamento feminino, identidade de gênero, saúde da mulher; Controle do Câncer do Colo do Útero: um Desafio para a Saúde Pública, dentre outros.

O objetivo do evento é fomentar junto a comunidade acadêmica da Enfermagem a importância da construção da saúde na Amazônia na perspectiva das vivencias da Enfermagem nos campos políticos, empresariais e sociais, assim como socializar vivências e práticas que medeiam às boas práticas na formação de Enfermeiros no Estado do Pará, fortalecer o fazer do Enfermeiro a partir da integração ensino, sistema formador e comunidade; fomentar discussões sobre o fazer qualitativo do Enfermeiro a luz da das boas práticas e evidências científicas e compartilhar experiências do cotidiano da Enfermagem com base na realidade epidemiológica amazônica.

Inscrições podem ser realizadas no link.

15 Maio
Belém
Grupo de extensão desenvolve ação conjunta com o Projeto Escola na UNAMA
Por Renata Glaucia

Os alunos do 7° e 8° semestre, do Curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA), Unidade Alcindo Cacela, integrantes do Projeto de Extensão em Simulação Realística de Urgência e Emergência, participaram neste sábado (05/05), do Projeto Escola na UNAMA.

O evento vale como atividade complementar incluído no projeto de extensão, tendo como orientadores a Professora Msc. Milene Tyll e Professor MSC. Maicon Nogueira. 

O objetivo do projeto Escola na UNAMA é proporcionar aos alunos uma “Feira vocacional”, em que os estes podem conhecer um pouco mais sobre os diversos cursos ofertados pela instituição.

Diante disso, os discentes participantes do projeto realizaram uma atividade lúdica com simulação realística em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) utilizando-se boneco de reanimação (manequim) e garrafas PET.

 O objetivo foi instruir sobre como proceder em caso de parada cardíaca, ressaltando ainda, a importância da atuação do Enfermeiro nesse contexto.

Confira as imagens!  

 

11 Maio
Belém
Unidade sedia X Semana de Enfermagem da UNAMA 2018
Por Renata Glaucia

O curso de Enfermagem- unidade Alcindo Cacela, abriu as inscrições para a 10ª Semana da Enfermagem 2018. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de maio com o tema “Construindo saúde na Amazônia: histórias e vivencias da enfermagem nos campos assistenciais, gestores, políticos, empresariais e sociais”.

Serão ofertadas oficinas, mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos científicos.

Os interessados podem se inscrever no link: https://extensao.unama.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=9043 no período de 11 a 18 de maio de 2018.

A confirmação da inscrição ocorrerá mediante a entrega do kit de higiene (creme dental, escova de dental, shampoo, hidratante de pele e sabonete) no Hall de entrada da Unidade Unama Alcindo Cacela no período de 21 a 25 de maio de 2018, nos horários 9 às 11h, 14 às 16h e 18h30min às 19h30min.

 

 

 

 

04 Maio
Belém
Enfermagem marca III Congresso Multidisciplinar de Saúde
Por Renata Glaucia

O curso de Enfermagem participou do III Congresso Multidisciplinar de Saúde, neste último mês. Na oportumidade, foram discutidos assuntos da atualidade, nas diferentes áreas da saúde. Docentes, preceptores e discentes do curso puderam, nesses período de Congresso, ter contato com profissionais com vasta experiência no mercado de trabalho, fomentando discussões acerca das tecnologias cuidativas, gerenciais, ensino e pesquisa no campo da Enfermagem. Foram dias de muito aprendizado. Confira as fotos na galeria.

 

 

01 Maio
Belém
Professores do curso de Enfermagem publicam artigo em periódico internacional
Por Renata Glaucia

O artigo foi publicado na revista International Journal of Development Research periódico internacional, Fator de impacto: 5,667, Qualis CAPES A2 Interdisciplinar e B2 Enfermagem.

A obra, intitulada "Challenges for the nurse in communication with persons with hearing impairments" é fruto de pesquisa realizada por professores da UNAMA, unidade Alcindo Cacela em parceria com pesquisadores de outros centro de pesquisa no Brasil, objetivando identificar os desafios da prática do Enfermeiro no processo de comunicação com pessoas com deficiência auditiva nas Estratégias Saúde da Família. Pesquisa envolveu os doze Enfermeiros que atuam em um distrito administrativo de Belém, Estado do Pará, no período de abril a maio de 2016.

Parabéns professores. 

O manuscrito encontra-se em OPEN ACCESS no site da revista que pode ser acessado nos links:

Link 1

Link 2