UNAMA | Ser Educacional Unama
22 Novembro
Belém
UNAMA realiza V Conferência sobre Relações Exteriores (CORE)
Autor: William Monteiro

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA), realizou, em Belém, de 9 a 11 de novembro, a V Conferência sobre Relações Exteriores (CORE). O encontro tratou do tema “O Brasil e as Tendências do Cenário Internacional”.

O presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, realizou a abertura da sessão e proferiu a palestra magna “A Política Externa Brasileira”. A vice-reitora da UNAMA, professora Maria Betânia Fidalgo Arroyo, também deu as boas-vindas aos participantes da Conferência. Estiveram presentes na mesa inicial o professor William Monteiro Rocha, coordenador do Curso de Relações Internacionais, a professora Larissa Steiner Chermont, coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Estado do Pará, o professor João Janguiê Bezerra Diniz, representando o Grupo Ser Educacional, e o professor Mário Tito Barros Almeida, diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais.

No primeiro dia, a Conferência foi dividida em dois painéis. O primeiro, sobre “Paz e Segurança: resolução de conflitos”, moderado pelo professor Félix Gerardo Ibarra Prieto, contou com a participação do professor Lucas Pereira Rezende (UFSC), do conselheiro Christiano Sávio Barros Figueirôa, chefe da Divisão de Paz e Segurança Internacional do Ministério das Relações Exteriores e do professor Marcelo Mello Valença (UERJ).

Moderado pelo professor José Gilberto Quintero Torres, da UNAMA, o segundo painel trouxe como tema “As relações internacionais na América do Sul” e teve como integrantes de mesa o ministro Michel Arslanian Neto, diretor do Departamento de Integração Econômica Regional do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, subsecretário-geral da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, o professor Felipe Cordeiro de Almeida (UNILA) e o professor Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior (UFPB).

No segundo dia da conferência, ocorreu a terceira mesa, intitulada “Comércio e Investimento: Desafios e Oportunidades”, que foi moderada pela professora Mayane Bento (UNAMA). Integraram a mesa do painel a professora Patrícia Nasser de Carvalho (UFMG), o professor José Augusto Guilhon de Albuquerque, assessor especial da Presidência da Apex-Brasil, o ministro Colbert Soares Pinto Junior, chefe de gabinete do subsecretário-geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, a conselheira Paula Aguiar Barboza, chefe da Divisão de Negociações Comerciais com a Europa e a América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, e a professora Maria Antonieta Del Tedesco Lins (USP).

O quarto painel tratou do “Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente: a importância da Amazônia”. Moderada pelo professor Mário Amin Miguel Herreros (UNAMA), a mesa foi composta pelo professor Matheus Hoffmann Pfrimer (UFG), o conselheiro Paulo José Chiarelli Vicente de Azevedo, assessor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores, e a professora Denise Vitale (UFBA).

No último dia de evento, em 11 de novembro, o painel “FUNAG 45 Anos: A Democratização do Conhecimento de Relações Internacionais”  foi moderado pelo ministro Paulo Roberto de Almeida, diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais – IPRI. O embaixador Moreira Lima dividiu a mesa com ex-presidentes da Fundação ou ex-diretores do IPRI, como os embaixadores Gelson Fonseca Junior, Synesio Sampaio Goes Filho, Carlos Henrique Cardim, Jeronimo Moscardo de Souza, ex-ministro da Cultura, e o ex-Secretário Geral do Itamaraty e da OEA, embaixador João Clemente Baena Soares. Clemente doou sua biblioteca pessoal ao curso de Relações Internacionais da UNAMA.

Acesse a programação e assista aos vídeos da transmissão da Conferência.

Galeria: 
Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Comentários