UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Dezembro
Belém
VOCÊ SABE O QUE SÃO OS CRUSTÁCEOS COPÉPODOS PARASITOS???
Autor: Jurupytan Viana
Confira o texto

VOCÊ SABE O QUE SÃO OS CRUSTÁCEOS COPÉPODOS PARASITOS???

POR: PRO. DR. JOSÉ LEDAMIR SINDEAUX NETO

Assim como os insetos, os crustáceos também pertencem ao Filo Arthropoda, onde seus representantes são invertebrados com exoesqueleto rígido e vários pares de patas/ apêndices articulados.

Quanto ao subfilo Crustacea, os copépodes, representados em grande parte por plânctons marinhos, são o grupo animal mais bem sucedido da terra, sobrepujando inclusive os insetos. Apresentam cerca de 24.000 espécies distribuídas em 2.400 gêneros e 210 famílias, onde seus representantes estão distribuídos por todo o planeta, seja em ambientes aquáticos ou semiterrestres

Cerca de metade das ordens de copépodes contém espécies exclusivamente parasitas e simbiontes (Misophrioida, Monstrilloida, Mormonilloida e Siphonostomatoida) e a outra metade apresenta indíviduos de vida livre. São o maior grupo dentre os crustáceos e metazoários (Animais); com imensa importância ecológica, sendo fundamentais na cadeia trófica e na manutenção dos ecossistemas aquáticos.

Seus representantes têm corpo composto por cabeça, tórax e abdômen, tendo como comprimento, 1 a 5 mm em sua maioria. A cabeça está fundida com o primeiro e às vezes o segundo segmento torácico, formando o cefalotorax.

Dentre os copépodes, dois gêneros são famosos como parasitos no Brasil:

O gênero Lernea, conhecido como vermes âncora (Não são vermes), parasitos de peixes de água doce. é nativa da Europa oriental e Ásia, (KABATA, 1981). Possui simetria bilateral, corpo segmentado, provido de apêndices articulados e cobertos por uma cutícula de quitina rígida ou semi-rígida (BOEGER, 1999). Ambos os sexos de Lernaea spp. costumam se abrigar nas brânquias sem parasitismo até que a fecundação ocorra, para em seguida a fêmea passe a parasitar e o macho morre (FAO, 2011).

 

O gênero Ergasilus, são comuns em ambientes marinhos ou de água doce, e conhecidos como piolhos branquiais. As fêmeas são os verdadeiros parasitos, enquanto os machos têm vida livre. São causadores de enormes prejuízos em psiculturas, inclusive podendo ocasionar, dependendo da infestação, o óbito em massa de seus hospedeiros (DOMINGUES e MARQUES, 2010; THATCHER, 2006).

Gostou da nossa matéria? Então não perca a próxima. E não esqueça, o Médico Veterinário têm importância fundamental na manutenção da saúde de peixes, principalmente no que tange aspectos clínicos.

REFERÊNCIAS

BOEGER, Walter. A. Lerneae: Biologia e Prevenção. Panorama da Aquicultura. Paraná. pp. 32-36. ed. Nov dez 1999.

COPEPODA. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cop%C3%A9pode>. Acesso em: 16 de dezembro de 2020

COPEPODA. Disponível em:  http://www.intranet.biologia.ufrj.br/ Copepoda.html. Acesso em: 16 de dezembro de 2020

DOMINGUES, M.V.; MARQUES, T.M. Ergasilus trygonophilus sp. nov. (Copepoda: Ergasilidae)a branchial parasite of freshwater stingrays (Potamotrygonidae) from State of Pará, Brazil.Zoologia,27(5), p. 829-833, out. 2010.

FAO. FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Manual Basico de Sanidad Piscicola. Ministerio de Agricultura e Ganaderia. FAO Paraguay. 68p. 2011.

HUYS, R. & BOXSHALL, G. A. 1991. Copepod evolution. London, The Ray Society. 468p.

KABATA, Z. Advences in Parasitology. Academic Press Inc. New York. Vol 19. 1981.

LUQUE, J.L.et al. Checklist of Crustacea parasitizing fishes from Brazil.Check List,9(6),p. 1440-1470, 2013.

THATCHER, V.E. Amazon Fish Parasites. Moscow: Pensoft Publishers, Sofia, 2006.

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. Copépode é organismo essencial em ecossistema do mar de Bering. Disponível em: https://sciam.com.br/copepode-e-organismo-essencial-em-ecossistema-do-mar-de-bering/. Acesso em: 16 de dezembro de 2020

SCHALCH, H.C. Parasito conhecido como “carrapato de peixe” causa sérios danos à piscicultura Sergio– Pesquisador Científico – APTA Regional. Disponível em: https://www.pesca.sp.gov.br/parasita_peixe.pdf

 

 

Galeria: 

Comentários