UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Dezembro
Belém
Conservação de Forragem: Feno
Autor: Jurupytan Viana
Confiram o texto

Conservação de Forragem: Feno

POR:  PROFª. MSC. NATALIA SIDRIM DA SILVA SOUZA

A produção de alimentos para animais tem diversas opções de estratégia com a finalidade de manter o escore corporal ao longo do ano e atender as exigências nutricionais, mesmo com a sazonalidade. Uma das técnicas, que envolve conservação de forragem assim como a ensilagem, é a fenação.

O feno é obtido pela rápida e controlada desidratação de forrageiras com alto valor nutritivo. Existem alguns fatores inerentes a planta como espessura, cutícula, diâmetro e comprimento do colmo, relação folha/colmo são importantes na escolha da forrageira.

Para garantir boa qualidade, a forrageira deve ser cortada no momento adequado (período do dia e época do ano) e sem ocorrência de chuvas. Feno de boa qualidade apresenta cor verde característica, maciez ao tato e excelente aroma.

Quando se trata da nutrição de alguns animais como cavalos, coelhos e roedores como o hamster, o feno traz muitas vantagens (além do atendimento nutricional) como auxiliar no desgaste dos dentes, que não param de crescer (hamster, por exemplo); auxiliar na formação do bolo alimentar e promover o funcionamento adequado do intestino.

A nossa região, infelizmente, traz alguns entraves na confecção desse tipo de alimento, pois a secagem rápida depende bastante da umidade do ambiente, motivo pelo qual, nosso Estado não é conhecido por ter altas produções de feno, como outros Estados do Brasil. Todavia, algumas propriedades fazem a confecção em pequenas quantidades ou adquire em lojas agropecuárias.

 

Referência Bibliográfica:

MOREIRA, K.K.G. et al. Avaliação da qualidade de feno. PUBVET, Londrina, V. 7, N. 1, Ed.224, Art. 1487, 2013.

 

Comentários