UNAMA | Ser Educacional Unama
06 Maio
Belém
UNAMA realiza palestra em comemoração ao Dia da Matemática
Autor: Francisco Abrantes

Em homenagem ao Dia da Matemática, que se comemora no dia 06 de maio, a coordenação do curso de Matemática da UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, promoverá a palestra “A vida e obra de John Napier”, em alusão ao aniversário de 400 anos de sua morte, ministrada pelo professor Ms. Benedito Fialho.

No evento serão abordadas suas obras na matemática, apresentando os dispositivos de cálculos criados por ele em seu livro Rabdologia (1617). Foram eles: Barras de Napier, Prontuário de Napier e Ábaco de Napier (Aritmética de Localização). Estes instrumentos serão apresentados em formato digital e de forma concreta, por meio de dispositivos criados a partir do seu livro. Serão  mostrados o funcionamento destes dispositivos para fazer cálculos de adição, subtração, divisão e multiplicação (este último foi a ênfase de Napier), e ainda cálculo de raiz quadrada.

O encontro ainda irá contar com a apresentação do Show Matemágico, com mágicas baseadas em fundamentos matemáticos, em que serão utilizados diversos dispositivos criados pela coordenação do curso de Matemática para realização dos truques. O show já foi apresentado anteriormente em diversas escolas públicas e eventos educacionais, contando com a excelente aceitação de professores, alunos e público em geral.

O professor Ms. Benedito Fialho levará materiais didáticos para venda.

SERVIÇO

Palestra "A vida e obra de John Napier”

Local:Auditório B100

Horário: 18h50

Público alvo: alunos do curso de Matemática

Comentários