UNAMA | Ser Educacional Unama
30 Abril
Belém
Jogo dissemina a consciência ambiental entre jovens
Autor: Matheus Mattos
Como uma forma de incentivar a educação ambiental e melhorar a qualidade de vida em Belém, o curso de Ciência da Computação em parceria com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da  unidade Belém desenvolveu jogo chamado “Super Coleta Feliz”. Nesse jogo, o usuário deve colocar os lixos na lixeira correta. O jogador tem 60 segundos para somar a maior quantidade de pontos. O jogo foi desenvolvido para o público de 2 a 15 anos. O próximo grande passo é criar uma função de competição pelo cadastro do Facebook.
 
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS/2010, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
 
A ideia a partir de uma necessidade que o curso avaliou a partir de uma pesquisa no qual foi observado que não existe nenhum jogo no mercado de forma aberta e acessiva para serem utilizados em escolas e ou faculdades. O jogo vai ser lançando neste sábado (28) para plataforma mobile (android) e para computador (navegador). O trabalho foi desenvolvido cerca de um mês para ficar pronto, é claro que vamos continuar atualizando o jogo, como novos designs, melhorar a “jogabilidade” e também aumentar o número de plataformas disponíveis.
 
A ideia é conscientizar e ensinar os jogadores a como funciona a coleta seletiva, mostrando como isso é importante para a nossa sociedade atual. “O lixo é um problema que vem sendo tratado com muita importância por todos os países desenvolvidos. O jogo mostra de forma divertida que cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão”.  
 
O jogo foi desenvolvido com o uso da gameficação, uma vertente da tecnologia que consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games para trazer um jogo para o mais próximo da realidade. “Neste projeto, estão envolvidos alunos do terceiro semestre e professores dos cursos e com isso impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais simples o aprendizado”.

LINK DO JOGO

 
Galeria: 
Jogo dissemina a consciência ambiental entre jovens

Comentários