UNAMA | Ser Educacional Unama
17 Março
Belém
A importância de um congresso na vida acadêmica
Autor: Hallessa Pimentel
A discente Regiana Medeiros do sexto semestre de enfermagem entrevistou a discente Ana Paula Rodrigues do  nono semestre de enfermagem sobre sua participação no congresso do ano passado, com os seguintes questionamentos:

1. Quais os pontos positivos de ter participado do congresso ano passado? E no que o congresso contribuiu para a sua formação acadêmica?
Além de enriquecer e atualizar meus conhecimentos acerca da profissão que escolhi seguir, tive vários outros pontos positivos, como ter contato com futuros colegas de profissão que transmitiram conhecimento decorrente a experiência profissional deles para nós acadêmicos de enfermagem.Na parte cientifica tive a oportunidade de investir na  produção de  trabalhos qualificados, no qual não imaginava que pudesse chegar tão longe com o mesmo, ressalto ainda a importância do incentivo dos docentes da instituição para os acadêmicos que participaram do congresso.

2. É verdade que o seu trabalho foi um dos premiados? Como foi a sensação de receber essa gratificação?
Foi um dos premiados sim, como o terceiro melhor trabalho apresentado no congresso. Foi muito gratificante e fiquei muito emocionada. Saber que um trabalho seu, que foi produzido e apresentado por você mesma foi premiado é lisonjeador, só nos dá mais força para produzir cada vez mais e ter certeza de ter potencial para ir cada vez mais longe, foi um grande estímulo para a produção de outros trabalhos acadêmicos.

3. Para você, qual a importância de apresentar trabalhos como estudante de enfermagem em congressos?
É importantíssimo, pois enriquece o currículo, o mercado de trabalho está muito concorrido, então temos que fazer a diferença, para não sermos mais um profissional no ramo, e sim O profissional. Também ganhamos mais confiança no nosso potencial, tanto para fazermos uma ótima apresentação, quanto no aprimoramento dos nossos conhecimentos, que nos possibilita compartilhar aprendizado com outras pessoas. Configurando como um atalho da universidade para o mercado de trabalho.

A partir do relato da aluna Ana Paula Rodrigues é clara a importância da participação dos acadêmicos de enfermagem em congressos, servindo como um leque para troca de conhecimento, enriquecimento do currículo e experiência com apresentação de trabalhos científicos.
 
Portanto, não perca essa oportunidade.
 
 
Tags: 

Comentários