UNAMA | Ser Educacional Unama
02 Outubro
Belém
II Congresso Multidisciplinar em Saúde
Autor: Hallessa Pimentel

Nos dias 21 a 23 de setembro ocorreu em Fortaleza o II Congresso Multidisciplinar em Saúde do grupo UNINASSAU, que reuniu cerca de 400 participantes de várias áreas da saúde, dentre eles acadêmicos de enfermagem que contaram com a abordagem de temas como empregabilidade, feridas e oncologia.

 

A UNAMA esteve representada no evento pela Prof. Dra. Aline Cruz, cujo convite foi proferir sobre aconselhamento genético nas síndromes de predisposição ao câncer hereditário, com incidência 5-10% dos casos.

 

Tema bastante atual diante da portaria GM/MS  N199/2014 que propõem a implementação em três anos da política nacional de atenção as doenças raras no SUS, implementada pelo ministério da saúde. Nesta, o enfermeiro faz parte da equipe mínima e pode realizar o aconselhamento genético desde que capacitado. 

 

Para tal, o enfermeiro deve possuir especialização mestrado ou doutorado em genética para atuar como conselheiro. No entanto, esta foi reconhecida e incluída na lista de especialidade do enfermeiro após a decisão COFEN N 245 /2016,  a pedido de nossa professora Dra. Aline Cruz.

 

A intenção da palestra não foi somente a transmissão de conhecimento técnico científico, mas sim a sensibilização desses futuros profissionais a coletarem o histórico familiar e encaminhar aos especialistas quando detectado fatores de riscos. Dentre os principais sinais de alerta: diagnostico em idade precoce (<50anos), vários tumores malignos primários, tumores malignos em órgãos duplos (ovário, mama, etc.), parentes de 1e segundos graus ( 3 gerações acometidas no heredograma), etc.

 

A interação foi bastante produtiva diante da atenção despertada e questionamentos sobre o tema., enfatizando-se conceitos relevantes sobre a doença e sua incidência.

 

 

Galeria: 
Dra Aline Cruz, Docente Unama Congresso Multidisciplinar em Saúde Congresso Multidisciplinar em Saúde

Comentários