UNAMA | Ser Educacional Unama
21 Junho
Belém
Graduação pode ser uma "ponte" para o sucesso
Autor: Hallessa Pimentel

Por acaso, em algum momento da sua vida você já parou para pensar a respeito da importância de uma ponte? Diante de um rio, de um vale, a transposição entre os dois lados é facilmente realizada através de uma ponte. Já imaginou, se não tivéssemos sobre os rios estas pontes? O mundo não seria o que é se não fossem essas pontes!

Há pontes sobre vales, riachos, córregos, rios e braços de mar. Também há vários tipos, tamanhos, formatos e estilos de pontes, além de inúmeros materiais com as quais são fabricadas: madeira, aço, concreto, cordas, dentre outros. Ponte, mais do que uma estrutura de concreto que une os dois lados e permite a passagem de pessoas e/ou veículos, tem sentido mais profundo e complexo: representa união, aproximação, elo, ligação, junção, contato, relacionamento, laço, vínculo, convívio.

A ponte é um símbolo de passagem, de transposição de um lugar para outro, de um tempo para outro, de um estado (físico, emocional ou intelectual) para outro. Nesse sentido a instituição sente-se honrada de narrar uma história de sucesso construída a partir dos pilares de nossa instituição.

Historiamos aqui a trajetória da enfermeira Clarissa Yuki Ribeiro Motizuki, egressa do curso de Enfermagem da unidade(2012-2016).

“Após a conclusão da primeira graduação, em Gestão Hospitalar, no ano de 2011, vislumbrei qual era minha verdadeira vocação: a Enfermagem. Ao ingressar na Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012, percebi que seria um grande desafio, pois lidar com vidas, com o cuidado, é uma grande tarefa profissional e social. Sempre digo que a enfermagem é como um sacerdócio, no que pese toda a doação, a abdicação da convivência com familiares, o cuidar sem olhar a quem, o amor empregado para tudo ser feito com maestria e destreza.

Além de todo apoio e orientação em casa, com uma mãe Enfermeira e experiente, meu modelo de profissional ímpar, pude contar com a formação diferenciada proporcionada pela UNAMA através de sua Coordenação e Corpo Docente, competentes e prestativos. Durante minha caminhada, veio o interesse pela Pesquisa e também a inclinação à Docência na área. Pude contar com o apoio dos professores, além de renomados, dedicados e competentes. Dentre eles, em minha vivência acadêmica, alguns contribuíram de maneira inestimável e imensurável, os quais me concederam a honra de beber de sua fonte de conhecimento: Profª. Drª. Glenda Ferreira; Profª. Msc. Margareth Braun e Profª. Msc. Milene Tyll. Além disso, fui privilegiada em ser orientada pelas Profª. Msc. Nathalie Mendes e Msc. Clarissa Mendes, sem as quais meu sonho não seria possível, pois contribuíram e me orientaram com coração e o profissionalismo dos competentes e promissores.

Após a graduação, algumas portas se abriram. Iniciei na docência ministrando cursos para alunos de cursos Técnicos em Enfermagem, e, posteriormente, tive o prazer imenso de trabalhar com a Msc. Márcia Iasi, Médica Gastroenterologista/Hepatologista e o Dr. Maurício Iasi, médico cirurgião pediátrico e hepatologista, os quais compõem a equipe do Grupo do Fígado da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPa), ambos com vasta experiência em transplante hepático em São Paulo.

Daí veio a oportunidade de participar de um curso de treinamento, no Estado de São Paulo, junto à Equipe de Transplante do Hospital Bandeirante, e na FSCMPa com uma equipe multidisciplinar de assistência em pré e pós-transplante.

Posteriormente, veio a oportunidade de trabalhar no projeto hepatoproteção da Amazônia Transplantes, Empresa de Assistência coordenada pelo Dr. Maurício Iasi com inserção tanto na capital quanto em outras cidades do Pará, cuja assistência se dava em comunidades ribeirinhas e indígenas.   Como enfermeira me coube a assistência de enfermagem ambulatorial, avaliando os pacientes com hepatites e/ou outras doenças do fígado com consequente cirrose ou hepatocarcinoma com indicação de transplante.

Essa experiência, no meu currículo, foi determinante para a indicação de coordenação das atividades de transplante na FSCMPa, assim que o Projeto que se encontra em fase de habilitação ministerial for implantado definitivamente naquele hospital. Hoje o hospital presta somente assistência ambulatorial aos transplantados em outras capitais.

Atualmente integro a equipe da Empresa Conecta Serviços e Comércio LTDA, no Pólo do Hospital Universitário de João de Barros Barreto (HUJBB).

Enfim, todas essas vivencias em um curto espaço tempo atribuo à minha formação universitária que se envolveu e soube me envolveu através de seus Mestres neste mundo da enfermagem que é tão amplo e magnifico que hoje posso falar do privilégio e orgulho de ter estudado e ter sido preparada na UNAMA” (Texto de Clarissa Yuki Ribeiro Motizuki). 

Parabéns Clarissa Yuki Ribeiro Motizuki!

Sentimo-nos honrados em fazer parte dessa trajetória de sucesso.

 

 

 

 

Comentários