UNAMA | Ser Educacional Unama
12 Maio
Belém
12 de maio, Dia internacional do Enfermeiro
Autor: Hallessa Pimentel

Ser enfermeiro(a) - Nosso maior desafio continua sendo o bem-estar e o conforto das pessoas que estão sob nosso cuidado.                               

Profª Luzia Beatriz Bastos

A profissão de Enfermeiro/Enfermeira, está inserida em diferentes contextos, na docência, na gestão, na assistência ambulatorial e hospitalar, pública e privada, na tutoria, na área do empreendedorismo, e em todos os segmentos do setor saúde do país.

Nossa principal atividade é a prestação do cuidado de enfermagem, que nos dignifica, fazendo-nos sentir plenos, pois sabemos que através de nossas mãos e condutas, levamos a esperança para aqueles que precisam.

Tentamos reunir um conjunto de qualidades, que nos tornam exclusivos no que fazemos, somos competentes tecnicamente e perspicazes o suficiente para perceber que os problemas enfrentados pelas pessoas, muitas vezes extrapolam o campo biológico e avançam para outros campos, que nos fogem a atuação.

Nossa arte está no toque ao outro, ao se importar com o outro, que torna nossa profissão sublime, e nobre, que deposita todo o seu potencial no cuidado. Como falou certa vez Nightingale “a Enfermagem é uma arte e para realizá-la como tal requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morte ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”

Somos verdadeiros guerreiros da vida, que mesmo enfrentando jornadas árduas de trabalho, baixos salários, muitas vezes incompatíveis com nossa dedicação, permanecemos acreditando que pessoas precisam e dependem de nós.

Parabéns a todos enfermeiros e enfermeiras que fazem parte dessa grande instituição de ensino superior!

Viva, 12 de maio - Dia Mundial do Enfermeiro(a)!

 

Galeria: 

Comentários