UNAMA | Ser Educacional Unama
09 Março
Belém
UNAMA realizará programação no Dia de Combate ao Sedentarismo
Autor: Camila Neiva
De acordo com o calendário nacional da saúde, em 10 de março comemora-se o Dia de Combate ao Sedentarismo. Este mau hábito vem crescendo no mundo inteiro, podendo se tornar uma espécie de epidemia, pois está ligado a males como o ataque cardíaco, diabetes e a obesidade. Pensando nisso, a UNAMA irá engajar seus alunos a se movimentarem. No dia 10, das 09 às 12h, uma programação especial será realizada no campus Alcindo Cacela e das 15 às 17h, no campus Senador Lemos. Já no dia 11,de 08 às 12h a programação será no campus Ananindeua.
 
A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) buscando alertar a população sobre os riscos da inatividade física. É também uma oportunidade para mostrar que não há a necessidade de uma malhação intensa, mas sim, de movimentar o corpo, seja com caminhadas, corridas, pedaladas, natação, ginástica ou exercícios aeróbicos. O importante é não ficar parado, pois a falta de atividade física pode contribuir para doenças como infarto, derrame cerebral e até mesmo o câncer.
 
A ação mostrará a importância dos exercícios físicos. Serão feitas avaliações físicas para medir a quantidade de gordura no corpo, avaliação de peso, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e glicose. Além disso, haverá um aulão de ritmos e a pratica do slackline para trabalhar o equilíbrio.
 
Na UNAMA Ananindeua a programação ocorrerá em paralelo com o Dia de Mundial do Rim, apoiando, principalmente, os renais crônicos e transplantados. Para 2017, o tema escolhido foi “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. O foco é em alertar a população com relação à obesidade associada ao diagnóstico precoce da doença renal crônica. A ação será uma parceria da Universidade com a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados. SESPA, SESAU e Secretarias do Município e Estado.
 
Serão realizadas atividades de aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de IMC, ureanálise, aconselhamento nutricional, dicas de gastronomia funcional, além de dicas de saúde, combate ao sedentarismo e a obesidade.
 
Serviço: UNAMA realizará programação no Dia de Combate ao Sedentarismo
Datas:    10/03, das 09 às 12h - campus Alcindo Cacela
              10/03, das 15 às 17h - campus Senador Lemos
              11/03, das 08 às 12h - campus Ananindeua.
Endereços: Avenida Alcindo Cacela, 287 - Umarizal | Av. Senador Lemos, 2809 - Sacramenta |  Rodovia BR 316, km 03 – Ananindeua

Comentários