UNAMA | Ser Educacional Unama
03 Fevereiro
Belém
Fazer exercícios em casa exige cuidados
Autor: Camila Neiva

Para quem quer fazer exercícios em casa, é importante saber que os cuidados são os mesmos de quem faz academia ou pratica um esporte. De acordo com o professor do curso de Educação Física da Universidade da Amazônia (UNAMA), Bráulio Nascimento, todas as pessoas devem ter o hábito de fazer exames médicos periódicos para prevenir e diagnosticar possíveis doenças. Para iniciar a prática regular de atividade física, é necessário ter o máximo de informações sobre tudo que acontece no corpo e procurar a orientação de um profissional em Educação Física.

Os exames periódicos devem estar em dia para, em seguida, um profissional de Educação Física fazer uma avaliação e orientar a melhor forma de iniciar uma atividade. Os treinos serão elaborados com base nas informações como peso, altura e percentual de gordura.  O tempo de adaptação das atividades físicas deve ser respeitado de acordo com a individualidade biológica de cada um.

Existem muitas possibilidades de trazer exercícios com adaptações para o ambiente doméstico. Porém, Bráulio Nascimento ressalta que “todo início ou recomeço pode causar dores musculares que duram dias. Melhor ter sempre o acompanhamento de um profissional de educação física orientando para que essa adaptação seja o mais coerente possível ao tipo de modalidade de atividade que se deseja praticar”, afirmou. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam praticados, no mínimo, 30 minutos de exercícios três vezes por semana. “É importante salientar que já existem publicações científicas comprovando que, no mundo inteiro, a inatividade física mata mais que o cigarro. No Brasil, a inatividade física já é considerada um problema grave de saúde pública”, concluiu o professor.

Por: Brena Marques

Comentários