UNAMA | Ser Educacional Unama
04 Fevereiro
Belém
Discentes recebem palestra sobre exercício físico para pessoas com câncer
Autor: Camila Neiva

O curso de Bacharelado em Educação Física da  unidade Alcindo Cacela ofertou, no dia 17 de janeiro, uma oficina Capacita com o tema “Exercício Físico para Pacientes Oncológicos”, ministrada pela professora mestre Mariela de Santana Maneschy.

A oficina teve como objetivo apresentar formas de avaliação e prescrição de exercícios físicos para pessoas que tem ou tiveram câncer, usando como base as diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte – ACSM – e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP. Foram apresentados aos participantes detalhes sobre a fisiopatologia do câncer, fatores predisponentes da doença, formas de prevenção e controle, estadiamento, localização, tipos do câncer, como avaliar o paciente e de que maneira se faz uma prescrição segura de treinamento para um paciente oncológico.

“Essas palestras ajudam o acadêmico de Educação Física a descobrir uma nova seara dentro da profissão, ampliando o leque de possibilidades de trabalho após a conclusão do curso”, afirma a docente responsável pela palestra, a Profª. Mariela Maneschy. “Trabalhar com pacientes oncológicos é algo muito específico e que exige do profissional bastante conhecimento e experiência para lidar com os detalhes que a doença impõe na hora da prescrição do treinamento”, complementa a professora.

A oficina fez parte da programação do Capacita 2019. As inscrições para as atividades do Capacita são realizadas no endereço eletrônico e são inteiramente gratuitas, abertas ao público externo e interno da instituição, mediante inscrição prévia.

 

Galeria: 

Comentários