UNAMA | Ser Educacional Unama
10 Fevereiro
Belém
O que são células-tronco tumorais?
Autor: Eliane Leite

Por: Dra. Helem Ferreira Ribeiro

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que podem acometer todos os tecidos do organismo, que apresentam algumas características em comum, tais como a proliferação excessiva de células, a indução de novos vasos sanguíneos e a evasão do sistema imune, além da capacidade de destacar-se do tumor original e colonizar outros locais, o que constitui o processo de metástase. O tratamento do câncer é de alto custo e impacto físico e social para o paciente, incluindo procedimentos como cirurgias de grande porte, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

Mesmo após o tratamento inicial com resposta satisfatória, muitos pacientes apresentam recidivas do tumor inicial. Identificar os pacientes em maior risco de desenvolvimento de metástases e recidivas é um dos principais desafios em oncologia, e muitas linhas de pesquisa estão envolvidas na busca de novos marcadores de diagnóstico e prognóstico que possam apresentar utilização clínica.

Há fortes indícios de que as Células Tronco Tumorais (CTCs) possam estar associadas ao desenvolvimento de metástases e recidivas. As CTCs apresentam divisões celulares lentas, o que provoca uma demora no surgimento de sinais clínicos do tumor, o que ajuda a explicar porquê as recidivas geralmente ocorrem em até cinco anos após o tratamento inicial. Além disso, CTCs apresentam um intenso metabolismo de drogas, que as torna resistentes à quimioterapia, dificultando assim a eliminação completa do tumor.

É importante, pois, para melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos, identificar os marcadores moleculares, imunológicos e histológicos associados não só ao fenótipo de CTCs, mas também investigar como eliminar estas células, para aumentar as chances de cura real dos pacientes. Com base na presença de CTCs e na quantidade delas, um médico pode realizar um tratamento mais agressivo, seja uma cirurgia com maior retirada de tecido ou uma combinação de drogas, capaz de eliminar as CTCs.

Comentários