UNAMA | Ser Educacional Unama
17 Novembro
Belém
DESIGN, PAISAGISMO & SUSTENTABILIDADE
Autor: Cristiany Amaral

Os alunos do quarto semestre do Curso de Design de Interiores, em atividade interdisciplinar desenvolvida no âmbito avaliativo do primeiro bimestre, nas disciplinas Composição Paisagística (Profa. Dula Lima) e Ecodesign (Profa. Nelma Magalhães) foram orientados a colocar em prática conteúdos como métodos de propagação vegetal, tratos culturais, manejo de substratos, adubação e outros inerentes à unidade de composição com elementos botânicos, e colocaram, literalmente, as mãos na terra. 

Pelo curto período de tempo entre semear, cuidar e colher, foi decidido trabalhar com plantas de ciclo rápido, aliando a criação de hortas ambientadas com a visão plástica do design e ainda, aplicando conceitos de sustentabilidade vistos durante o bimestre, nas duas disciplinas.

Além de experienciar, os alunos constataram que é possível produzir alimentos de qualidade, de forma orgânica e com custos acessíveis. Divididos em grupos eles criaram diversos formatos de horta: horizontais, verticais e ainda hidropônicas, plantando espécies como salsa, coentro, cebolinha, alface romana, crespa e tradicional, pimentas de diversos tipos, tomate, manjerição, hortelã, carurú, dentre outras.

A próxima etapa, a ser realiada ainda este semestre, será estender à comunidade de entorno da UNAMA, Campus Alcindo Cacela, os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas, em ação de responsabilidade social, motivando e capacitando pessoas interessadas a descobrir o prazer na possibilidade de tonar ospequenos quintais em espaços produtores de alimentos de qualidade.

Confira abaixo alguns registros da primeira noite de contrução das hortas, e, considere o convite de circular pelos espaços verdes do campus, descobrindo diversos recantos de horta ue foram criados. Terá agradáveis surpresas e, esperamos, alguma inspiraçao para multiplicar essa ideia.

SER UNAMA / SOMOS UNAMA! <3

 

Galeria: 

Comentários