UNAMA | Ser Educacional Unama
15 Setembro
Santarém
10 dicas para ser um líder de sucesso
Autor: Marcia Nunes
A capacidade real para liderar não tem a ver com a personalidade, posses ou com o carisma do líder, mas advém de que tipo de pessoa ele é

A capacidade real para liderar não tem a ver com a personalidade, posses ou com o carisma do líder, mas advém de que tipo de pessoa ele é. A liderança é uma essência e um caráter. Para liderar com autoridade é preciso muito esforço e trabalho. O trabalho diz respeito os tratos aos demais com bondade, ouvir ativamente, ter consideração e expressá-la, elogiar, reconhecer, estabelecer um padrão, deixar as expectativas claras e dar condições para que as pessoas se mantenham no padrão estabelecido. Ser Líder é uma missão que precisa ser cumprida diariamente. Confira 10 dicas para ser um bom líder:

 

1 - ATO DE OUVIR: uma das mais importante habilidades de um Líder e ouvir. Ouvir não é um processo passivo, de apenas permanecer em silêncio até o que o outro termine o que estava falando. Pessoas que se acham boas ouvintes, em boa parte do tempo selecionam o que querem ouvir, julgando o que estão escutando, pensando numa forma de terminar com a conversa ou de direcioná-la para algo mais prazeroso. Mas para ser um bom ouvinte é necessário um esforço interno e consciente, para que toda a comunicação interna seja silenciada. Para isso, é preciso um pouco de sacrifício e de doação por parte do ouvinte, para tentar conseguir enxergar e sentir da forma como o outro sente.

 2 - LIDERANÇA E GERENCIA: a Liderança se traduz na habilidade de influenciar as pessoas a realizarem determinada tarefa com entusiasmo, para que os objetivos sejam alcançados. A Gerência não é algo que pode ser feito para os outros, como o gerenciamento de um inventários ou recursos. Gerência é feita sobre as coisas, enquanto liderança tem a ver com as pessoas.

 3 - PODER E AUTORIDADE: é possível ter poder, mas não ter autoridade eu vice-versa. O poder é a faculdade formal de coagir, de forçar alguém a realizar determinada tarefa, para não sofrer determinados danos. A autoridade é fazer com que determinadas pessoas realizem tarefas voluntariamente e com gosto, por causa da influência pessoal de quem a pediu e não por sofrer uma consequência. A autoridade é estabelecida quando o outro é servido. Quando se sacrifica pelo outro.

 4 - PARADIGMA VELHO E NOVO: um velho paradigma é que quem está mais próximo ao cliente é quem está mais próximo a base da pirâmide hierárquica. Contudo, os empregados estão atentos ao topo da pirâmide, buscando atender as necessidades e desejos do patrão, quando deveriam estar tomando essa atitude em relação aos clientes.

 5 - A CHAVE DA LIDERANÇA: o relacionamento e a tarefa precisam estar em equilíbrio ou os sintomas se manifestarão na péssima qualidade do trabalho. É preciso saber executar a tarefa ao mesmo tempo em que os relacionamentos são construídos.

 6- RELACIONAMENTO BEM SUCEDIDO: todo negócio precisa ter um relacionamento saudável com fornecedores, clientes e empregados. É preciso ter confiança e construir relacionamentos sólidos e confiáveis.

 7 - DEFINIÇÃO DE LÍDER: não tem o papel de impor regras e nem de dar ordens a próxima camada. Um verdadeiro líder é capaz de identificar e satisfazer as necessidades dos seus subordinados e de remover as barreiras que o impeçam de servir ao cliente. Para liderar, é preciso servir, primeiramente.

 8 - LIDERANDO COM AUTORIDADE: só se conseguirá quando as ações estiverem em conformidade com as intenções, pois é a partir daí que o líder se torna uma pessoa harmonioso e passa a liderar com coerência.

 9 - PERDÃO: as pessoas são suscetíveis a falhas e um bom líder consegue perdoar esses erros. Isso não significa que erros ou atos inconsequentes serão relevados. É necessário saber como lidar com os erros. O Líder precisar ter um comportamento afirmativo, honesto, direto, aberto e de forma respeitosa. Para perdoar é preciso saber lidar afirmativamente com todos as situações e depois se desapegar do ressentimento, em seguida. Essa será uma forma eficiente de abordar o problema e evitará gastar energia com coisas sem importância.

 10 - OS 4 ESTÁGIOS:

 • Não possuímos habilidades de liderança: que precisarão ser identificadas e praticadas;

• Consciente e sem habilidade: tem consciências da necessidade de um comportamento novo, mas não tem prática;

• Adquirindo experiência e está se acostumando com o nova prática.

• Não é mais preciso pensar. Os hábitos de um Líder já estão incorporados ao seu comportamento e a sua natureza. Já é um bom líder.

 

A capacidade real para liderar não tem a ver com a personalidade, posses ou com o carisma do líder, mas advém de que tipo de pessoa ele é. A liderança é uma essência e um caráter. Para liderar com autoridade é preciso muito esforço e trabalho. O trabalho diz respeito os tratos aos demais com bondade, ouvir ativamente, ter consideração e expressá-la, elogiar, reconhecer, estabelecer um padrão, deixar as expectativas claras e dar condições para que as pessoas se mantenham no padrão estabelecido.

 

Fonte: James C. Hunter

 

Comentários